Fellowships

Aviso de Abertura/Edital relativo a 1 BI - Bolsa de Investigação em Filosofia (26 de outubro a 9 de novembro)

On Tuesday, Nov 09, 2021

 

 AVISO DE ABERTURA

 para ATRIBUIÇÃO de BOLSA de INVESTIGAÇÃO

no âmbito da UI&D: Praxis – Centro de Filosofia, Política e Cultura, na área de Filosofia

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) para Mestre na área de Filosofia, no âmbito da UI&D – Praxis – Centro de Filosofia, Política e Cultura (UIDB/05451/2020), financiado por Contrato-Programa com a FCT (verbas OE), a decorrer na mesma Unidade de Investigação, da Universidade da Beira Interior (http://www.praxis.ubi.pt/), nas seguintes condições:

 

1.   Área Científica: Mestre em Filosofia.

 

2. Objetivo da atividade

Desenvolvimento de atividades de investigação e de apoio à investigação na área da Filosofia Prática, nomeadamente ao nível do desenvolvimento e acompanhamento de publicações científicas, seja em suporte material ou digital, e de atividades científicas inscritas no plano de atividades da Unidade.

 

3. Requisitos de admissão:

- Ser titular do grau académico de mestre em Filosofia e que reúna condições para estar inscrito num ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor, ou em curso curso não conferente de grau académico.

Caso o grau académico requerido para este concurso tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira dever-se-á obedecer ao constante do Decreto-Lei 66/2018, de 16 de agosto e da Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro. Demais informação sobre o reconhecimento de graus académicos pode ser obtida em: https://www.dges.gov.pt/en/pagina/degree-anddiploma-recognition.

 

A prova de inscrição no 3º ciclo de estudos/Curso não conferente de grau deve ser efetuada, obrigatoriamente, até à contratualização da bolsa.

 

4. Plano de trabalho:

Genericamente:

1.       Desenho, planeamento e organização de atividades inscritas no plano de atividades da Unidade, tanto na sua sede, na UBI, como no seu Polo, na Universidade de Évora.

2.      Acompanhamento de trabalhos de edição, em suporte material ou digital, da colecção Ta Pragmata.

3.      Contato com investigadores e colaboradores da Unidade.

4.      Acompanhamento de tarefas de contato com investigadores colegas.

5.      Presença diária com horário definido nas instalações do Centro, seja na UBI ou na Universidade de Évora.

 

5.Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, na sua redação em vigor (alterada pelo Decreto-Lei nº 123/2019, de 28 de agosto); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia em vigor (Regulamento nº 950/2019) publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 241 de 16 de dezembro de 2019; Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade da Beira Interior – RBIUBI (Regulamento nº 100/2020) publicado no Diário da República, 2.ª série, n,º 27 de 7 de fevereiro de 2020.

 

6. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Praxis – Centro de Filosofia, Política e Cultura, Unidade de Investigação da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, sob a coordenação científica do Coordenador Científico da Unidade.

 

7. Duração e regime de atividade: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em novembro/dezembro de 2021. A atividade decorrerá em regime de dedicação exclusiva, conforme o RGIUBI. O contrato de bolsa poderá ser renovado por um período de 12 meses, não podendo exceder a duração máxima de 36 meses, nem a data de conclusão do projecto desta Unidade de Investigação.

8. Condições da Bolsa:Será concedido um subsídio de manutenção mensal de acordo com o Anexo I do RBIUBI, no valor de €1104,64€ conforme valores atualizados e que podem ser consultados em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores. A este valor acresce o seguro social voluntário, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.


9. Critérios de Seleção:

1) A avaliação das candidaturas, realizada por cada vogal, será feita por avaliação curricular do candidato (AC) e do percurso de gestão científica, de acordo com os seguintes critérios e elementos:

a) Avaliação curricular:

 a.1. Classificações finais dos graus de licenciatura e mestrado (85%);

a.2 Publicações científicas (10%);

a.3. Comunicações em congressos e outros eventos científicos (5%);

 

b) Percurso de gestão científica:

b.1. Participação em actividades de submissão de projetos de investigação (10%);

b.2. Participação em actividades de organização de eventos ou publicações científicas no quadro de UID (10%);

b.3. Entrevista presencial (10%).

 

2) A avaliação das candidaturas é efetuada entre 0 e 20 valores, arredondada às centésimas, através da seguinte fórmula:

CF = AC × 0,7 + PGC x 0,3

Sendo: CF = classificação final, AC = avaliação curricular, PGC = percurso de gestão científica


3) A seriação dos candidatos será efetuada de acordo com o procedimento exposto no Anexo 2 das Normas referidas no ponto 1.

 

10. Composição do Júri de Seleção: As candidaturas serão apreciadas por um júri:

Presidente: Doutor André Barata Nascimento, Professor Associado da Universidade da Beira Interior;

Vogais efetivos: Doutora Ana Leonor Serra Morais dos Santos, Professora Auxiliar da Universidade da Beira Interior;

Doutor António José Ferreira Bento, Professor Auxiliar da Universidade da Beira Interior;

Vogais suplentes:

Doutor Urbano Mestre Sidoncha, Professor Auxiliar da Universidade da Beira Interior;

Doutor José Maria da Silva Rosa, Professor Catedrático da Universidade da Beira Interior.

 

11. Documentos de Candidatura:

Os candidatos deverão apresentar:

. Carta de motivação;

. Curriculum Vitae detalhado;

. Cópia(s) do(s) Certificado(s) de Habilitações;

. Carta(s) de Recomendação [se aplicável];

. Outros documentos comprovativos considerados relevantes;

. Declaração de compromisso de honra do candidato indicando, para cada tipo de Bolsa, BI, BII ou BIPD, que reúne as condições previstas para concessão da bolsa de acordo com os Artigos 5º, 6º, e 7º do RBIUBI, respetivamente.

 

12. Prazo e receção de candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 26 de outubro até às 24:00 do dia 9 de novembro de 2021. As candidaturas deverão ser dirigidas ao Doutor André Barata Nascimento, Coordenador da UI&D PRAXIS – Centro de Filosofia, Política e Cultura, para o e-mail: abarata@ubi.pt, andrebaratanascimento@gmail.com e mercia@ubi.pt.

 

13. Publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada, por classificação final obtida, afixada em local visível e público da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, sendo os(as) candidatos(as) notificados(as) através de correio eletrónico.

14. Procedimentos de Reclamação e Recurso: Após comunicação das listas provisórias dos resultados nas diferentes fases de avaliação do concurso (Admissão e exclusão, Avaliação Curricular e Entrevista), os candidatos dispõem de um período de 10 dias úteis para, querendo, se pronunciarem em sede de audiência prévia de interessados, nos termos dos artigos 121º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo. No caso de apresentação de alegações, a decisão final será proferida após a análise das pronúncias apresentadas em sede de audiência prévia de interessados. Findo o prazo regulamentar de 10 dias úteis, a proposta de classificação e ordenação final dos candidatos passa a definitiva.

 

 


RESEARCH FELLOWSHIP ANNOUNCEMENT

In the scope of the project UI&D:Praxis – Centro de Filosofia, Política e Cultura, in the field of Philosophy

  

A call is open for the allocation of 1 (one) research fellowship for research grants (BI) for Masters Degree in Philosophy, within the Research Project titled UI&D – Praxis – Centro de Filosofia, Política e Cultura (UIDB/05451/2020) funded by Contract-Program with FCT (OE funds), taking place in the same Research Unit, University of Beira Interior, in the following conditions:

 

1. Research Field: Philosophy

 

2. Objetives – Development of research and research support activities in Practical Philosophy, namely in terms of the development and follow-up of scientific publications, either in material or digital support, and of scientific activities included in the Unit's activity plan.

 

3. Requirements for admission and hiring:

- Hold a MSc degree in Philosophy and meet the conditions to be enrolled in a cycle of studies leading to the [MSc/PhD] degree (or in a non-degree course).

If the required academic degree has been conferred by a foreign higher education institution, the requirements of Decree-Law 66/2018, of 16th August and Ministerial Order no. 33/2019, of 25th January, shall be obeyed. The presentation of a recognized PhD certificate is mandatory for signature of the contract. More information can be obtained at: https://www.dges.gov.pt/en/pagina/degree-anddiploma-recognition.

 

The proof of registration in the PhD degree/Non-degree course is required for the fellowship contractualization.

 

4. Work plan:

Generically:

1.         Design, planning and organization of activities included in the Unit's activity plan, both at its head office, at UBI, and at its pole, at the University of Évora.

2.         Monitoring of editing works, in material or digital support, of the Ta Pragmata collection.

3.         Contact with researchers and collaborators of the Unit.

4.         Follow-up of contact tasks with fellow researchers.

5.         Daily presence with a defined schedule at the Center's facilities, either at UBI or at the University of Évora.

 

5. Applicable legislation and regulations:

Research Fellowship Holder Statute, approved by Law No. 40/2004, of 18 August, in its current wording (amended by Decree-Law No. 123/2019, of 28 August); Regulation for Research Studentships and Fellowships of the Foundation for Science and Technology (Regulation No. 950/2019) published in the Diário da República, 2ndseries, No. 241, 16 December 2019; Regulation for Research Fellowships of the University of Beira Interior - RBIUBI (Regulation No. 100/2020) published in the Diário da República, 2nd series, n.º 27 February 2020.


6. Work location: The work will be developed at Praxis - Center for Philosophy, Politics and Culture, Research Unit of the Faculty of Arts and Humanities of the University of Beira Interior, under the scientific supervision of the Scientific Coordinator of the Research Unit.


7. Fellowship duration and conditions – The fellowship is opened for 12 months, starting on November/December of 2021. The activity is in regime of exclusive dedication in accordance with the RBIUBI. [if applicable] The fellowship may be renewed for a period of 12 months, not exceeding 36 months, nor the end of the project.


8. Benefits – A monthly maintenance allowance will be granted in accordance with the Annex I of the RBIUBI, with the amount of 1104,64 € according to the updated values that can be consulted at https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores. The fellowship holder will have a personal accident insurance and can choose to be covered by the voluntary social insurance. These values will be added to the amount of monthly maintenance allowance.


9. Eligibility criteria – 1) The evaluation of the applications, carried out by each vowel, will be done by curricular evaluation of the candidate (AC) and the scientific management curriculum, according to the following criteria and elements:

(a) Curricular assessment:

a.1 Final grades of the bachelor's and master's degrees (85%);

a.2. Scientific publications (10%);

a.3. Communications in congresses and other scientific events (5%); 

b) Scientific management curriculum:

b.1. Participation in activities of submission of research projects (10%);

b.2. Participation in activities of organization of events or scientific publications framed in I&D Research (10%);

b.3. Face-to-face interview (10%).

 

2) The assessment of the applications is made between 0 and 20 values, rounded to hundredths, through the following formula:

 

CF = AC × 0.7 + PGC x 0.3

 

Where: CF = final classification, AC = curricular assessment, PGC = scientific management curriculum


3) The seriation of candidates will be carried out according to the procedure set out in Annex 2 of the Rules referred to in point 1.

 

10. Selection Committee: Applications will be assessed by a panel as follows:

President: Doutor André Barata Nascimento, Professor Associado da Universidade da Beira Interior;

Effective members: Doutora Ana Leonor Serra Morais dos Santos, Professora Auxiliar da Universidade da Beira Interior;

Doutor António José Ferreira Bento, Professor Auxiliar da Universidade da Beira Interior;

Alternate members:

Doutor Urbano Mestre Sidoncha, Professor Auxiliar da Universidade da Beira Interior;

Doutor José Maria da Silva Rosa, Professor Catedrático da Universidade da Beira Interior.

 

11. Documents for application:

The candidates should present:

. Motivation letter;

. Detailed Curriculum Vitae;

. Certificate of completion of the previous degree;

. Recomendation letter [if aplicable];

. Other documents considered relevant;

. Declaration of honour from the candidate stating that he/she meets the conditions for being award the scholarship according to Articles 5, 6 and 7 of the RBIUBI, respectively.

 

12. Deadline and receipt of applications: The call is open from 826 October, 2021 until 24:00 on 9, November, 2021. Applications should be addressed to Doutor André Barata Nascimento, Coordinator of R&D Unit - PRAXIS – Centro de Filosofia, Política e Cultura, to the e-mail: abarata@ubi.pt, andrebaratanascimento@gmail.com and mercia@ubi.pt.

 

13. Publication/notification of results: The final results of the evaluation process will be published in a sorted list, by the final classification obtained, and posted in a visible and public place of the Faculty of Arts and Humanities of the University of Beira Interior. The candidate(s) will be notified of the decision by e-mail.


14. Complaint and Appeal Procedures: After communication of the provisional lists of the results in the different phases of the selection process (Admission and Exclusion, Curricular Evaluation and Interview), the candidates have 10 working days to to pronounce their disagreement, under the terms of article 121 and the Código do Procedimento Administrativo. If any allegations are presented, the final decision will be issued after the analysis of the statements presented during the prior hearing of interested parties. After the statutory deadline of 10 working days, the proposal for the final classification and ranking of the candidates becomes definitive.

1999—2022 © IFP and Up to Start  •  Login • RSS feed